Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Preconceitos - Forma de expressar uma falsa superioridade?


O preconceito é muito comum no mundo em que vivemos e quando falo preconceito não é apenas sobre o racismo. Até porque o racismo é apenas um dos tipos de preconceito!

Preconceito, o ato de ter uma opinião sobre algo ou alguém sem nem conhecê-lo. O principal motivo para o preconceito existir é o fato de muitos pensarem serem superiores aos outros em diferentes formas, seja quanto à cor, orientação sexual, classe social e etc.
E presumem que suas opiniões sempre serão mais importantes.

Vou citar os principais tipos de preconceito e falar um pouco sobre cada um deles!

Preconceito quanto à cor – Mais conhecido como racismo, e existe principalmente contra os negros! Mas também vemos contra os asiáticos, os índios. O racismo é um conjunto de idéias ‘pré-concebidas’, que seria o preconceito, onde valoriza as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo assim superioridade de acordo com a matriz racial! No caso os brancos se acham superiores aos negros e outras raças. Eu acho ridículas essas pessoas racistas, que se acham melhores que as outras apenas pelo tom da pele, cor não define caráter, cor não define nada, por dentro somos todos iguais!

Preconceito quanto à orientação sexual – Seria o preconceito contra homossexuais, bissexuais e etc. Um exemplo disso seria a homofobia, pessoas que são contra homossexualismo ou contra a bissexualidade e tem preconceito contra essas pessoas. Julgam, criticam, falam mal, excluem e ate mesmo espancam.
Direto vejo casos de homossexuais que foram espancados voltando da balada ou de qualquer outro lugar. Ter uma orientação sexual diferente não é nenhum crime, agora homofobia é um crime. E é muito grave. Homossexuais e bissexuais são agredidos não só fisicamente, mas também moralmente, e por isso muitos escondem sua preferência sexual.

Preconceito quanto à classe social – Seria o preconceito a pessoas de diferente poder aquisitivo, de outra classe social! Tanto ricos discriminam pessoas menos favorecidas, quanto o inverso, mas às vezes essa diferença social se da ao fato de algumas pessoas terem mais oportunidades do que outras e nem por isso tem o direito de menosprezar ou discriminar aquele que é menos favorecido ou mais abastado.

Alem desses que citei existem muitos outros tipos de preconceito, como por exemplo, o preconceito a religião, as mulheres que trabalham fora, que chefiam equipes e por ai vai!


DIGA NÃO AO PRECONCEITO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário